Programa de Música Antiga
O Programa de Música Antiga segue as mais recentes retóricas internacionais no ensino da música barroca, clássica e colonial historicamente informada. São utilizados exclusivamente instrumentos de época ou suas réplicas, afinadas a 415 e 430 respectivamente nos estilos barroco e clássico/colonial. São oferecidas classes em violino, viola e violoncelo históricos, viola da gamba, traverso, assim como oboé, clarinete, fagote, trompete e trompa históricos, canto e cravo.
O FEMUSC aceita com entusiasmo a participação de instrumentistas de teorbo, alaúde, violoncello da spalla, viola d’amore, cornetto, sacabuchas e outros instrumentos de música antiga mesmo se não há professores específicos para estes instrumentos. Instrumentistas que venham ao FEMUSC tocando estes instrumentos serão absorvidos pelos ensembles orquestrais, óperas e música de câmara na programação do festival, obtendo experiência musical através de ensaios, apresentações e contato direto com professores e participantes do Programa de Música Antiga.
Período de realização: 08 a 21 de janeiro de 2023
Atividades incluem música de câmara, ópera, orquestra barroca, orquestra clássica, coral e participação em concertos sociais e apresentações nas principais séries de concerto do FEMUSC.
Inscrições: através do site www.femusc.com.br informando:
- Pequena redação de até 2000 palavras
- Link para uma gravação competitiva com até 10 minutos de música, já postada em sites como Youtube, Vimeo ou similares.
- Candidatos de Violino, Viola e Violoncelo devem incluir ao menos uma obra solo de Bach.
- Email de professor/a ou pessoa capaz de oferecer referência
- Dados biográficos
Matrícula e participação: Após análise das inscrições será divulgada a lista de selecionados que deverão confirmar sua matrícula e participação.
- Custo de matrícula: conforme regulamento
- Benefícios incluídos: participação em classes, ensaios e concertos, 3 refeições diárias, transporte interno entre campus.