Idioma:

Música Antiga

PROGRAMA de MÚSICA ANTIGA


O FEMUSC 2022 trará o primeiro Programa de Música Antiga nos 17 anos de história deste festival. Este Programa será dedicado ao estudo e apresentações de obras dos períodos barroco e clássico da música ocidental com instrumentos típicos da época.

Música Barroca se refere a obras compostas entre aproximadamente o ano 1600 até a morte de Johann Sebastian Bach em 1750. A afinação utilizada neste curso será a de “Lá=415Hz”, ou cerca de meio tom abaixo da afinação moderna (Lá=440Hz). Serão utilizados instrumentos barrocos ou cópias dos mesmos. É recomendado a participantes que tragam seus próprios instrumentos barrocos. Não serão aceitos instrumentos de sopro modernos. Instrumentos de cordas modernos serão aceitos mediante afinação adequada, e recomenda-se a participantes que utilizem cordas de tripa e arco barroco. Em Música Barroca o FEMUSC oferecerá orquestra, coral, música de câmara, cantatas, árias e possivelmente ópera de compositores do período barroco.

Música Clássica se refere a obras compostas entre 1750 e aproximadamente 1830 quando termina o “período colonial” das colónias européias nas Américas. A afinação utilizada neste curso será a de “Lá=430Hz”, ou cerca de 1/4 de tom abaixo da afinação moderna (Lá=440Hz). Serão utilizados instrumentos típicos do período clássico ou cópias dos mesmos. É recomendado a participantes que tragam seus próprios instrumentos clássicos. Não serão aceitos instrumentos de sopro modernos. Instrumentos de cordas modernos serão aceitos mediante afinação adequada, e recomenda-se a participantes que utilizem cordas de tripa e arco clássico. Em Música Barroca o FEMUSC oferecerá orquestra, coral, música de câmara, e possivelmente ópera de compositores do período clássico e colonial.

É recomendado a instrumentistas de cordas que considerem trazer os dois tipos de arcos ao FEMUSC, cada um dedicado a um estilo como delineado acima. Atividades de Música Barroca e Clássica ocorrerão em períodos opostos nos dias de atividades do FEMUSC de modo a minimizar o desconforto de utilizar duas afinações distintas.

Audições: o repertório para as audições ao Programa de Música Antiga é de livre escolha, devendo demonstrar a extensão das habilidades instrumentais, musicais e interpretativas do/a candidato/a. Serão priorizadas as inscrições de instrumentistas que se apresentem com instrumentos típicos da época barroca e/ou clássica. Instrumentistas de cordas poderão utilizar instrumentos modernos desde que sua afinação seja adequada ao período barroco (lá=415Hz) ou clássico (lá=430Hz). Inscrições de instrumentistas de sopro somente serão consideradas se houver utilização de instrumentos de época.

Dentro do programa de música antiga serão ainda oferecidas as Classes de Voz e Ópera, sendo o repertório para audição também de livre escolha.

Inscrições para o Programa de Música Antiga poderão ser efetuadas através do site do FEMUSC, www.femusc.com.br. Candidaturas devem submeter gravações de entre 5 a 10 minutos de duração, já alimentadas à internet, cujos links (de YouTube, Yahoo Video, Vimeo, etc) serão adicionados à inscrição online. Candidatos deverão indicar seu nível de conhecimento de apresentações com instrumentos de época. O FEMUSC dará prioridade a participantes com conhecimento específico desta arte musical porém está aberto a aceitar participantes que tenham conhecimento médio ou mesmo sejam iniciantes nesta área.