14 a 27 de janeiro de 2018

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11/7/2017

Inscrições para a colônia de férias começam dia 15 de novembro

O Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) vai reunir quase 400 instrumentistas, entre alunos e professores, durante duas semanas no mês de janeiro, em Jaraguá do Sul. Mas, quem não tem idade suficiente para estar nesse seleto grupo, também conta com uma oportunidade imperdível de fazer parte do evento e, ainda, passar as férias de início de ano se divertindo.

No próximo dia 15, começam as inscrições para o Femusckinho e o Femusc Jovem. Os programas são direcionados, respectivamente, a crianças de seis e 12 anos e adolescentes de 12 e 17 anos e ocorrem paralelamente ao festival, de 14 a 27 de janeiro, em Jaraguá do Sul.

Conhecido como a colônia de férias do Femusc, o Femusckinho inclui aulas de canto coral, percussão corporal e violino, além de brincadeiras. A programação é distribuída ao longo dos dias do evento e a inscrição, no valor de R$ 400, abrange alimentação, material didático e uma flauta doce destinada a cada aluno. São ofertadas 80 vagas e as aulas ocorrem no Instituto Jangada.

Já o Femusc Jovem tem como ponto de encontro o Centro Cultural Scar e o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Os alunos são selecionados pelo número de vagas/instrumento e a partir do envio de vídeo para audição não-presencial. O grupo será formado por 30 violinos, 12 violas, dez violoncelos, quatro contrabaixos, três flautas, três clarinetes, dois saxofones, dois oboés, dois fagotes, dois trompetes, dois trombones, duas trompas e duas tubas, além de quatro estudantes de percussão. O custo é R$ 400, também estando inclusa a alimentação e o material didático.

09/27/2017

Solistas selecionados para La Bohème

Com a lista de alunos confirmada, o Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) também já tem selecionado o elenco da aguardada ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Em 2018, o evento vai apresentar a obra completa, no dia 26 de janeiro, em duas récitas abertas ao público e transmitidas, ao vivo, na internet. Além disso, a plateia também poderá assistir aos ensaios gerais.

Conforme o coordenador artístico do Femusc, Alex Klein, os 15 cantores dos dois elencos foram escolhidos entre mais de 120 inscritos nos programas de Ópera e Canto Lírico do festival. “A escolha não é tão simples quanto selecionar os “melhores” cantores. Há tipos de voz específicos para cada papel, assim como qualidades dramáticas”, explica.

Ele comenta também que, nas apresentações de La Bohème, os espectadores terão a oportunidade de ver o professor e diretor geral da ópera, Gino Quilico, no papel do personagem Benoit. “É um bônus. Vai ser muito complexo montar este espetáculo e, por isso, estamos começando desde já”, comenta.

Reconhecido como um dos grandes nomes mundiais de ópera, o compositor Giacomo Puccini é tido como um líder na “Época de Ouro” da ópera italiana, em meados do século XIX. Segundo Klein, sua música cativa, diverte e promove um verdadeiro show para vozes solistas.

No Femusc, o espetáculo ainda terá direção musical de Catherine Larsen-Maguire e contará com a Orquestra de Ópera e Coro Lírico do evento. Para completar, sobem ao palco participantes do Femusckinho, colônia de férias destinada a crianças e liderada por Liara Roseli Krobot.

Solistas selecionados para a ópera La Bohème
Mimi: Annelise Cavalcanti / Camila Rabelo
Musetta: Sara Fabiola Benitez / Claudia Espinoza Portocarrero
Rodolpho: Alan Faria / Luis Carlos Hernandez
Marcello: Albert Santana Andrade / Rodrigo de Cruz Silveira
Schaunard: Marcelo Coelho Pereira / Carlos Eduardo de Jesus
Colline: Anderson Barbosa / Talles Carvallo
Benoit: Prof. Gino Quilico
Alcindoro: Wantuli Rigoni Neto
Parpignol: Rodrigo Kenji
Sargent: Luiz Ricardo Malaquias de Lima

09/22/2017

Femusc 2018 receberá 380 alunos de 21 países

A organização do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) divulgou, nesta sexta-feira, 22, a lista de alunos aceitos para a 13ª edição do evento, que, em 2018, terá 380 alunos. Com mais de mil inscrições provenientes de 27 países, o festival selecionou representantes de 21 nações, incluindo o Brasil.

Conforme o coordenador artístico, Alex Klein, o que impressionou foi a qualidade musical dos interessados. “O nível das inscrições foi tão alto, que a programação do Femusc irá refletir tal avanço com a presença de um solista estudantil no início de cada apresentação da série Grandes Concertos”, comenta.

Com alunos das mais importantes universidades do Brasil, da América Latina e também de outras partes do mundo, o festival já começa a impressionar, inclusive, os professores convidados. Segundo John McGrosso, do Arianna String Quartet, ano após ano, a evolução é surpreendente. Ele explica que, no histórico do Femusc, este foi o grupo de candidatos mais forte para o programa de quartetos. “Este ano é um marco e muito emocionante”, destacou.

Em 2018, serão oferecidos programas de nível intermediário e avançado, além de ópera, canto lírico e quartetos. As turmas abrangem instrumentos de cordas, metais, madeiras e percussão, bem como piano, harpa e violão clássico. Nos grupos de ópera, foram preenchidas vagas para sopranos, tenores, barítonos e baixos e, no canto lírico, ainda são adicionadas à lista vozes de contralto, contratenor e mezzo soprano.

O Festival de Música de Santa Catarina acontece entre os 14 a 27 de janeiro e, aos estudantes, deve se juntar uma plateia composta por cerca de 65 mil espectadores, além de uma média de 70 mil pessoas acompanhando as apresentações transmitidas pela internet. O repertório terá obras como a Sinfonia Alpina, da Richard Strauss, o Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart, as sinfonias nº4, de Johannes Brahms, e n.8, de Antonin Dvorak, e, ainda, a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Entre os professores, 18 países estarão representados e as chamadas “estrelas” do festival serão Ole Bohn, Per Nyström, Laura Ruiz Ferreres e Catherine Larsen-Maguire. Para conferir a lista completa do corpo docente, basta acessar o site do Femusc.

08/3/2017

Inscrições para o Femusc 2018 iniciam no dia 10 de agosto

O Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) está em contagem regressiva. É que logo serão liberadas as inscrições para a 13ª edição do evento. No próximo ano, cerca de 380 alunos poderão participar das atividades, que incluem aulas com alguns dos mais renomados instrumentistas e professores da atualidade.

Quem quiser se candidatar, deve acessar o site entre os dias 10 de agosto e 10 de setembro, e preencher a ficha de inscrição. Em 2018, serão oferecidos programas de nível intermediário e avançado, além de ópera, canto lírico e quartetos. As turmas abrangem instrumentos de cordas, metais, madeiras e percussão, bem como piano, harpa e violão clássico. Nos grupos de ópera, há vagas para sopranos, tenores, barítonos e baixos e, no canto lírico, ainda são adicionadas à lista vozes de contralto, contratenor e mezzo soprano.

Conforme o diretor artístico Alex Klein, o objetivo é ter ainda mais música, interação e cultura no Femusc de 2018. “Em um período em que as artes no Brasil sofrem com cortes, nós estaremos expandindo”, comenta. Durante duas semanas, o festival realizará 200 concertos abertos ao público. Eles ocorrem de 14 a 27 de janeiro e devem contar com uma plateia composta por cerca de 65 mil espectadores, além de uma média de 70 mil pessoas acompanhando as apresentações de maneira online.

Em 2018, o repertório terá obras como a Sinfonia Alpina, da Richard Strauss, o Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart, as sinfonias nº4, de Johannes Brahms, e n.8, de Antonin Dvorak, e, ainda, a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Entre os professores, 18 países estarão representados e as chamadas “estrelas” do festival serão Ole Bohn, Per Nyström, Laura Ruiz Ferreres e Catherine Larsen-Maguire. Para conferir a lista completa do corpo docente, basta acessar o site do Femusc.

04/27/2017

Lista de professores para 2018 tem novidades

A próxima edição do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) estará, novamente, repleta de grandes nomes do cenário musical brasileiro e também mundial. Faltando nove meses para o evento, que ocorre em janeiro do ano que vem, a lista de professores já está definida e conta com 40 profissionais, entre instrumentistas, maestros e cantores.

A maioria deles já é conhecida do público e dos alunos do Femusc e retorna após participações anteriores. No entanto, dois deles farão suas estreias no evento, em 2018. O sueco Per Nyström e a espanhola Laura Ruiz Ferreres, ambos conhecidos nos palcos europeus de música de câmara, integram, respectivamente, a lista de mestres das classes de violoncelo e clarinete.

Já entre os veteranos, cinco professores retornam ao evento depois de breves pausas. O contrabaixista romeno Catalin Rotaru, a maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire, o barítono canadense Gino Quilico, o maestro alemão Dietmar Wiedmann e a violista/violinista norte-americana Clara Takarabe são, mais uma vez, presenças garantidas.

Todos os anos, o Femusc também apresenta as “estrelas” do festival. “Esses professores exemplares representam todo o corpo docente ou trazem consigo alguma novidade”, explica o diretor-artístico Alex Klein. Em 2018, o grupo será formado por Ole Bohn, Per Nyström, Laura Ruiz Ferreres e Catherine Larsen-Maguire. Além deles, o título também caberá ao Arianna String Quartet. O Femusc possui o único Programa de Quartetos de Cordas em festivais de música brasileiros. “Por que isso é importante? Porque a música de câmara é a célula máter da música de concerto e os quartetos de cordas são sua mais elevada expressão”, complementa Klein.

Ele também ressalta que, no próximo ano, o evento terá 18 países representados no corpo docente. A pluralidade tem como objetivo manter o equilíbrio entre as influências oferecidas aos alunos. Por isso, o Femusc possui número idêntico de mestres dos Estados Unidos e da União Europeia, apresentando, dessa forma, as especificidades de cada escola, com estratégias, lideranças e nuances diferentes.

Outra preocupação levada em conta na escolha dos professores diz respeito à igualdade de gênero. Segundo o diretor-artístico, a tendência nos próximos anos é o número de mulheres crescer até atingir um equilíbrio que sirva de exemplo para os alunos e alunas. Em 2018, serão nove as representantes femininas na lista.

O corpo docente ainda pode ser dividido a partir das atividades desempenhadas pelos professores. Entre eles, 18 representam grupos sinfônicos fixos e orquestras, como as principais de Berlim, Chicago, Nova Iorque, Los Angeles, Birmingham, Londres e São Paulo. Além disso, oito são solistas e 14 exercem funções em universidades, como as federais de Campinas, Paraíba e Bahia e renomadas instituições de Oregon, Iowa, Missouri e Northwestern, bem como o Conservatório de Sydney.

De acordo com Alex Klein, todos os professores que já estiveram no Femusc confirmaram participação logo após o convite. “Eles responderam rapidamente mostrando o prazer e o sentimento comunitário que sentem pelo festival e pela cidade de Jaraguá do Sul”, comenta.

O Femusc acontece entre os dias 14 e 27 de janeiro de 2018. As inscrições iniciam no mês de agosto. Serão disponibilizadas 300 vagas para alunos de todo o mundo.

CORPO DOCENTE
Direção artística: Alex Klein (Orquestra)

Quarteto residente: Arianna String Quartet
Julia Sakharova, violino
Joanna Mendoza, viola
Kurt Baldwin, violoncelo
John McGrosso, violino

Canto Lírico
Celine Imbert, voz
Ana Hasler, voz
André dos Santos, preparador/Ópera 2
Gino Quilico, Ópera 1

Cordas
Norberto Garcia, violino
Leon Spierer, violino
Richard Roberts, violino
Ole Bohn, violino
Charles Stegeman, violino
Clara Takarabe, violino/viola
Craig Mumm, viola
Richard Young, viola
Emerson Di Biaggi, viola
Eduardo Vassallo, violoncelo
Hans Jensen, violoncelo
Per Nystrom, violoncelo
Catalin Rotaru, contrabaixo
Thibault Delor, contrabaixo

Madeiras
Curt Schroeter, flauta
Gordon Hunt, oboé
Laura Ruiz Ferreres, clarinete
Dilson Florêncio, saxofone
Benjamin Coelho, fagote

Metais
Fernando Dissenha, trompete
Luis Garcia, trompa
Dárcio Gianelli, trombone
Marcos dos Anjos, tuba

Outros
Rita Costanzi, harpa
Eduardo Gianesella, percussão
Fany Solter, piano
Alexandre Dossin, piano
Eduardo Isaac, violão clássico
Mario Ulloa, violão clássico

Regência
Catherine Larsen-Maguire, orquestra
Dietmar Wiedmann, banda
Luis Lenzi, assistência

04/27/2017

Definido o repertório dos projetos especiais de 2018

O repertório dos projetos especiais do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), para a edição de 2018, já está definido. Os grupos, formados pelos alunos do evento, vão executar importantes obras da música de concerto.

A Orquestra sem Maestro e a Orquestra de Cordas, ambas coordenadas pelo ex-spalla da Filarmônica de Berlim, Leon Spierer, apresentarão, respectivamente, a Sinfonia n.8, de Antonin Dvorak, e a Serenata para cordas, de Peter Tchaikovsky. Já o Projeto Serioso, dirigido pelo violista Richard Young, vai tocar o Quarteto n.2, de Béla Bartok, e o Quarteto op. 22, de Paul Hindemith. Por fim, a Orquestra Mozart, que é liderada pelo diretor-artístico do Femusc, Alex Klein, exibirá o famoso Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart.

O evento acontece entre os dias 14 e 27 de janeiro, em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. A programação da 13ª edição também terá duas récitas da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, além da Sinfonia Alpina, do compositor Richard Strauss, e da Sinfonia n.4, de Johannes Brahms. Em 2017, o Femusc apresentou mais de 200 concertos, todos com acesso gratuito ao público.

02/6/2017

12º Femusc termina com novidades para 2018

Foram dez dias de estudo, de emoção, de compartilhamento e, claro, de muita música. A 12ª edição do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) chegou ao fim, neste sábado, 4, deixando saudade e, mais uma vez, um grande legado para participantes, público e também para a música erudita no Brasil.

Com mais de 400 alunos, 50 professores e 200 concertos gratuitos, o evento, que é o maior festival-escola da América Latina, vem transformando Jaraguá do Sul, o Estado e o país. “Nós não estamos aqui para ensinar música, estamos aqui para mudar vidas”, enfatiza o diretor-artístico Alex Klein.

Nesse quesito, o Femusc é expressivo. Recebendo jovens instrumentistas de 15 países, apenas em 2017, ele envolveu uma plateia de cerca de 57 mil espectadores, além de outros 82 mil nas transmissões ao vivo. “Mesmo com quatro dia a menos, o festival superou o número de 2016. Jaraguá do Sul está se tornando a capital nacional da música”, comenta Hilton José da Veiga Faria, presidente do Instituo Femusc.

Segundo Fenísio Pires Junior, diretor-executivo do evento, o público demonstrou total interesse pela programação, estando presente em todas as atrações. “As pessoas estão discutindo detalhes do repertório das sinfonias e das óperas como um assunto comum do dia a dia”, complementa.

Quando se trata dos alunos, a experiência de ter acesso a instrumentistas renomados no mundo todo também é única. “ Nossos professores são humanistas e isso é fenomenal. Eles olham para os alunos como seres humanos que estão brotando e se transformando em lindas flores”, destaca Klein. Em 12 anos de Femusc, essa oportunidade já foi dada a mais de 6,5 mil participantes.

Nesta edição, o evento teve estudantes de 14 estados brasileiros e de várias nações da América Latina, além da Holanda, dos Estados Unidos, da Austrália e do Reino Unido. Ao lado dos professores, eles se apresentaram em concertos, recitais de música de câmara e, ainda, em palcos externos, como hospitais, empresas e outros municípios do Norte Catarinense.

Para a região, o retorno é incontestável. Além de música, o Femusc gerou 450 empregos diretos e indiretos e garantiu cerca R$ 7 milhões em movimentação econômica. Outra importante contribuição vem de iniciativas voltadas ao público infantil. No Femusckinho e Femusc Jovem, 85 crianças e adolescentes puderam se divertir aprendendo a tocar instrumentos de cordas.

Conforme o presidente do Instituto Femusc, o festival deixa de herança a possibilidade de os jovens encontrarem na música um futuro. “Assim, construímos uma cidade com cidadãos cada vez melhores”, resume.

Novidades
Terminada a 12ª edição, a equipe do Femusc já começa a anunciar novidades para 2018. No próximo ano, o festival acontece entre os dias 14 e 27 de janeiro. As inscrições para as 300 vagas serão liberadas no segundo semestre.

De acordo com Alex Klein, a programação contará com três títulos de ópera com um total de cinco apresentações e quatro mil ingressos disponíveis. “Vamos quadruplicar o número de acessos para a ópera. Essa é a nossa resposta ao público que não pode assistir às nossas duas montagens em 2017”, ressalta.

Paralelamente, o Femusc ainda irá apoiar a produção de uma ópera a ser apresentada na Série Momento Springmann e dirigida por um participante do programa de Canto Lírico. O objetivo é fornecer experiência e instigar os alunos a desenvolver um trabalho cênico lado a lado com as próprias aspirações musicais.Foto Chan

01/27/2017

Tudo sobre as óperas

Organizamos dois guias para você acompanhar todos os detalhes das óperas do 12º FEMUSC: A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, e The Turn of the Screw, de Benjamin Britten.
Conheça o enredo, os personagens, as letras na versão original e com tradução em português. Com este material em mãos, a experiência de assistir a ópera, no teatro ou ao vivo pela internet, será ainda mais fascinante.

Clique aqui, baixe o pdf e embarque na vibração da música:

Femusc Flauta Magica

FEMUSC The Turn of the Screw

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