14 a 27 de janeiro de 2018

Notícias

← Voltar para notíciasNotícia do Femusc
29/01/2016

O legado do 11º FEMUSC

Após os movimentos intensos que compõem o FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina, a pausa na música se aproxima. As melodias, assobios, metrônomos e conversas que dão cor às salas e corredores da SCAR durante duas semanas agora voltam para seus locais de origem, com uma experiência incrível na bagagem. Mas o festival já tem data certa para voltar: 15 de janeiro de 2017.

Durante os 14 dias de realização do Festival cerca de 700 participantes de 16 países encararam, ao todo, 30 mil horas de aulas, cerca de três mil ensaios e a execução de 900 obras – sendo a maioria por sugestão dos alunos.

O maior desafio desta edição ficou por conta da ópera “Carmen”, de Georges Bizet. Um ano após a estreia do programa de Canto Lírico no festival, esta foi a primeira ópera completa executada na história do festival.

“E não somente o visual e o audível, mas o que a equipe do Femusc cresceu com essa ópera não tenho como descrever. Estamos abrindo um novo capítulo para os festivais de música”, projeta o diretor artístico do Femusc, Alex Klein. O espetáculo envolve canto, teatro, figurinos, iluminação, cenário, projeções, orquestra sinfônica no fosso e centenas de pessoas envolvidas. Apesar de árdua, a experiência de produzir uma ópera complexa é fundamental no projeto educacional do Femusc, segundo Klein.

Outra superação, neste ano, pela primeira vez, os catarinenses vieram em maior número. Apesar do volume de inscrições recebidas ser de São Paulo, como sempre, a maioria dos aprovados são do Estado-sede do festival. A comunidade de Jaraguá do Sul também tem participado ativamente, não somente lotando os Grandes Concertos, mas na programação oficial com o coral nas obras “Choros nº 5”, “Fantasia Coral” e em “Carmen”. Além disso, os programas do Femusckinho e Femusc Jovem têm incentivado a formação e o gosto pela música nas crianças. Essas são algumas das transformações causadas pela música na região do Vale do Itapocu.

Com o encerramento da 11º edição, o momento é de avaliar cada programa e conversar com os professores sobre os erros e acertos. O programa de concertos e atividades de 2017, previsto para acontecer de 15 a 28 de janeiro, já está em fase de elaboração, entretanto as obras ainda não foram definidas. Esse processo acontece ao longo do ano, em conversa com os alunos e professores, pois o festival é sustentado por uma administração participativa. Uma das principais ferramentas utilizadas pelo diretor artístico é o Facebook.

“Eu vou observando o porquê as pessoas estão sugerindo essas óperas e não outras, e com isso eu entendo como os alunos estão pensando. Aí tomamos uma decisão que vá de encontro, que eles possam crescer com isso e que possam gostar. Essa é a nossa maneira também de recrutar alunos: oferecer algo que eles estão buscando”, afirma Klein.

Para liderar todos esses talentos, o FEMUSC atrai professores comprometidos com o ensino da música, acima de tudo. Tanto que, diante da crise, dois deles ofereceram seus cachês para o festival, num gesto de generosidade. “Conseguimos criar um oásis, uma sociedade perfeita, onde não existem fronteiras, não existem separações de idiomas, as pessoas lutam por uma causa em comum – cada um com a sua função – e criam algo lindo. E esses alunos levam agora para casa essa mensagem de Jaraguá do Sul”, comenta do diretor artístico do FEMUSC.

———

O FEMUSC é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo de Santa Catarina, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura; patrocínio WEG, Tractebel Energia, Raízen; apoio Zanotti, Portonave, Duas Rodas, Eletrobras e Gomes da Costa; apoio institucional Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural e Católica de Santa Catarina.

Informações sobre a programação completa do Festival estão disponíveis em www.femusc.com.br.

FEMUSC – 11º Festival de Música de Santa Catarina
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Centro Cultural SCAR – Sala 113
(47) 3274-8348 / (47) 9121-7469 / imprensa@femusc.com.br
Ronaldo Corrêa – (47) 9964-3233 – textolivre@gmail.com
Bárbara Elice – (47) 8424-6467/ barbara.elice@gmail.com
Jouber de Castro – (47) 9622-2661 / jouberhc@gmail.com
Carol Giacomini – (44) 9900-4751 / carolinagps21@gmail.com

Femusc

Femusc