Notícias

← Voltar para notíciasNotícia do Femusc
24/01/2012

Música que aproxima países e fortalece diplomacia

Estudante turco representa convergência mundial pela música - PEDRO FREITAS

Na noite desta segunda-feira (23), o público que compareceu ao grande teatro do Centro Cultural da Scar – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá teve uma amostra do que o Festival oferece ao reunir por 15 dias representantes de 28 países. Apresentando canções e ritmos das suas nações, estudantes das delegações da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Peru e Turquia, deram um tom alegre e festivo ao ambiente.

Um dos destaques da noite foi a apresentação do percussionista Onur Seçki, da Turquia, que utilizou um instrumento tradicional de seu país, a darbuka, com o acompanhamento do público. Antes do espetáculo, na palestra Musicalmente Falando que antecede ao Grande Concerto, o diretor artístico Alex Klein citou o estudante turco como um exemplo do que a música pode proporcionar como meio de aproximação de povos de culturas diferentes.

O maestro comentou que havia conhecido Onur Seçki durante festival realizado em 2011 na Armênia com representantes de vários países. “Com a sua habilidade, Onur quebrou uma barreira ideológica, integrando-se aos armênios, que historicamente possuem divergências políticas com a Turquia. Isto mostra o quanto às artes ajudam na diplomacia mundial e o quanto esses jovens podem contribuir para termos um mundo melhor”, afirmou Klein, lembrando que o Festival tem ainda representantes, entre os países mais distantes, da Geórgia e da Armênia.

A noite terminou com descontração com os estudantes subindo ao palco numa alegre mistura de sons acompanhados por aplausos pela plateia.

Sobre o FEMUSC

Em sua sétima edição, o FEMUSC reúne em Jaraguá do Sul jovens estudantes de várias regiões do Brasil e do exterior que, ao lado de professores e regentes reconhecidos nacional e internacionalmente, promovem o intercâmbio na música erudita.

Em 2012 o evento reserva grandes encontros dos músicos com o público de 22 de janeiro a 4 de fevereiro, por meio de grandes concertos e apresentações em locais alternativos e no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística. Serão mais de 200 apresentações gratuitas em 18 séries de música e apresentações na comunidade, em Jaraguá do Sul (sede do FEMUSC) e nas cidades de Joinville, Blumenau, Pomerode, Corupá e Timbó. As apresentações ocupam não apenas teatros, mas também hospitais, presídio, lar para idosos, shopping Center, igrejas e empresas, entre outros espaços alternativos.

Todas as apresentações durante o Festival são gratuitas, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente no Centro Cultural (rua Jorge Cznierwicz, 100 – ao lado do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Informações pelos telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652.

O FEMUSC é uma realização do Instituto Festival de Música, com apoio institucional da SCAR, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Tem o patrocínio da WEG, Tractebel Energia, Governo do Estado por meio do Funcultural, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo a Cultura e Prefeitura de Jaraguá do Sul, e apoio do Ministério do Turismo, Mime, Duas Rodas, Lunender, Zanotti, Colcci, Celesc Distribuição e Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

FEMUSC – 7º Festival de Música de Santa Catarina
(47) 3373-8652 / www.femusc.com.br / www.twitter.com/femusc
Assessoria de Imprensa
(47) 9121-7469
Malu Salgueiro / Jouber Castro / Rayana Borba
(47) 3433-0666 / (47) 8405-5026
femusc@edmlogos.com.br
Ronaldo Corrêa / Luis Gustavo Fusinato / Tita Pretti
textolivre@gmail.com
(47) 9964-3233